Blog

Notícias

Prefeitura deve definir futuro da CAB Cuiabá até sexta-feira

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), deve bater o martelo sobre o futuro da CAB Cuiabá até sexta-feira (14), conforme o procurador-geral do Município, Nestor Fidélis. Pinheiro prorrogou a intervenção durante esta semana para concluir a análise da documentação apresentada pela empresa RK Partners, atual gestora da concessionária.

A segunda prorrogação foi publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (10), com a justificativa de que a empresa precisa continuar as atividades financeiras até decisão final do Executivo municipal. Caso não houvesse o ato, a CAB não poderia acessar contas bancárias e salários ficariam atrasados.

Nestor Fidélis disse que o prefeito ainda pode optar pela caducidade.

“Ou ele cancela o contrato, alegando caducidade, ou aprova a documentação após análise criteriosa dos documentos e mantém a CAB Cuiabá na gestão do sistema de água e esgoto da Capital”, comentou.

O prefeito prometeu, inicialmente, não extrapolar o prazo determinado por ele de até 45 dias – a contar do dia 25 de maio -, ao prorrogar a intervenção, para tomar a decisão sobre o destino da CAB.

Fidélis, no entanto, não descarta prorrogar por mais 45 dias o prazo da intervenção.

Promessa de campanha

O prefeito se declarava contra a manutenção do contrato com a CAB, sendo, inclusive, umas das promessas de campanha, feitas durante as eleições de 2016, quando disputou a Prefeitura. Na ocasião, Emanuel queria encerrar o contrato com a CAB, declarando a caducidade.

Porém, após modificações de diretoria e reformulação das propostas, que ocorreram ainda na gestão de Mauro Mendes (PSB), Emanuel decidiu manter o serviço durante os primeiros meses da gestão.

A concessionária afirma ter condições de cumprir o plano de investimento apresentado e que tem experiência em gestão de rede de saneamento e esgoto. A RK Partners garantiu investir até R$ 1,2 bilhão no setor, sendo R$ 240 milhões em 18 meses de gestão. 


Blog Destaques

Localização