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Servidores da Procuradoria são capacitados sobre sensibilidade nas relações humanas

Mudar a percepção sobre nós mesmos e o outro no ambiente de trabalho, promovendo uma melhor qualidade de vida comunitária, foi a grande premissa da capacitação ministrada aos servidores da Procuradoria Geral do Município (PGM). Iniciada ao entardecer desta quarta-feira (21), a palestra foi desenvolvida em três módulos distintos - que também serão explanados nos dias 28 de fevereiro e sete de março, visando desenvolver uma sensibilidade maior nas relações humanas, permitindo que o meio profissional seja mais saudável, permeado pela compreensão e o apoio mútuo entre os colegas.

“A dinâmica relacional é um aspecto fundamental que determina a maneira como conduzimos nossas atividades na rotina e ela é também reflexo de questões pessoais, de como nos encontramos emocionalmente. A Inteligência Emocional pretende justamente tratar todos esses atributos, trabalhando o equilíbrio nos sentimentos que nutrimos, para que possamos lidar cada vez melhor com o outro. Saber reconhecê-los e administrá-los de maneira ponderada é uma atitude sábia e evita aqueles antigos desgastes que naturalmente surgem em ambientes onde a convivência é tão frequente. É um desejo do prefeito Emanuel Pinheiro que os nossos servidores estejam cada vez mais sadios, com suas mentes atentas e leves, e esta capacitação abre o debate para que todos possamos crescer juntos, desenvolvendo habilidades cognitivas que nos façam perceber o outro por uma ótica mais ampla e menos particularizada”, afirmou Nestor Fidélis, procurador-geral do Município.

Intitulada “Inteligência Emocional e Humanização nas Relações de Trabalho”, a prática trabalhou a percepção dos servidores, estimulando a ampliação da visão de mundo que cada um possui. Buscando levar os participantes a ver além dos aspectos específicos mais evidentes de cada pessoa, os palestrantes Lieber Faiad, Renata Garutti e Afro Stefanini II pontuaram a importância de aprender a compreender o outro, nutrindo um sentimento compassivo em relação às adversidades enfrentadas por aqueles que nos rodeiam. Pontuando também a imprescindibilidade de se expressar melhor, Stefanini II orientou os gestores municipais a avaliar a maneira como exteriorizam seus sentimentos, desejos e concepções.

“Ter clareza no ato de se expressar é um fundamento básico das relações humanas. Precisamos compreender que a comunicação é aquilo que o outro entende e não aquilo que eu falo. Quando aprendemos a desenvolver essa concepção de diálogo, começamos a trabalhar a maneira que nós observamos o outro. Quando nutrimos a empatia nas nossas relações, passamos a olhar para aqueles que estão ao nosso lado por uma outra ótica, mais abrangente e completa. Em se tratando das emoções, é evidente seus efeitos na nossa saúde. O nosso estado emocional sai do campo perceptivo e permeia as nossas células, provocando algumas enfermidades tão comuns, como dores no estômago, fibromialgia e até mesmo úlcera gástrica. É por isso que a capacidade de nos tornamos pessoas fluxo é tão fundamental. Precisamos aprender a equilibrar nossos sentimentos, administrando-os de forma que saibamos nos compadecer da dor alheia”, pontuou o palestrante.

Para a secretária municipal de Gestão, Ozenira Felix, o desenvolvimento da inteligência emocional vai propiciar condições psicológicas de trabalho mais sadias, onde a competição cede espaço para o trabalho em equipe. “Precisamos nos olhar como pessoas co-participativas, que podem e devem se ajudar para que juntos possamos construir uma gestão eficiente, capaz de impactar a vida da população. Não somos competidores e este sentimento cria uma barreira relacional terrível. É crucial que a humanização comece dentro do município, através de dinâmicas relacionais onde o diálogo e a compaixão sejam peças chave”, concluiu.


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